quarta-feira, 4 de março de 2015

SIMPLESMENTE BRILHANTE

Brian com a taça da Champions League
Nós brasileiros amantes do futebol, temos por mania sempre endeusarmos o  que em nossos campos é apresentado.
Já fomos os melhores sim, repletos de talentos individuais, jogadores técnicos e até mesmo em cada década, joias raras. Porém o que sempre nos faltou foi organização e respeito a um profissional de extrema importância, tanto quanto os jogadores: O Treinador.
Hoje até tentamos seguir padrões europeus em alguns times como Corinthians. São Paulo, Cruzeiro e sempre que esse padrão é respeitado, bons resultados são alcançados.
Haja visto que isso não é de hoje, exemplos de Oswaldo Brandão nos paulistas Palmeiras e Corinthians, Rubens Minneli no Internacional, Telê Santana no São Paulo, Luis Felipe Scolari tanto no Grêmio como no Palmeiras, e por ai vai a quantidade de vezes que o planejamento e a manutenção de técnicos de futebol deram certo nos times.
Algo que o futebol inglês, por exemplo, já utiliza há muitas décadas. visto o que fora feito em Manchester com o United de Alex Ferguson, Don Reavi no Leeds United nas décadas de 60 e 70 aonde por 13 anos foi o comandante e conquistou os maiores e melhores anos da história desse clube e o Brilhante e motivo desse post, Brian Clough.ídolo de dois clubes de pequeno porte  na Inglaterra: Derby County, aonde foi Campeão da segunda e da primeira divisão inglesa e esteve a frente no comando técnico por mais de 400 jogos e depois no Nottingham Forest aonde por incríveis 19 temporadas atingiu, mais de 900 jogos no comando e 11 títulos incluindo o bicampeonato da Copa dos Campeões da Europa (atual Champions League). Brian foi brilhante em sua carreira mas teve seu momento de "brasileiro" quando assumiu o lugar do seu desafeto Don Reavi no Leeds United, ficando no clube por apenas 44 dias e 7 jogos.
Ser campeão em um clube grande aonde há investimento, mídia, bons jogadores, não é tão difícil e nem anormal, pois esses times já estão acostumados a grandes campeonatos. Por isso Brian é diferenciado e simplesmente brilhante, com clubes pequenos, protagonizou entre os grandes nomes do futebol europeu e mundial por duas décadas, estando assim na história do fute
bol.
 Aqui o link do filme que conta um pouco dessa história, para quem gosta de futebol vale a pena conferir um pouco de história  futebol http://megafilmeshd.net/maldito-futebol-clube/

Nenhum comentário:

Postar um comentário