quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

APRENDEU MESMO HEIM PROFESSOR!!!

Tite orientando  sua equipe  na Arena Corinthians
No primeiro duelo da história entre Corinthians e São Paulo válido pela Copa Libertadores da América, deu Corinthians. Além de toda rivalidade em campo, estava também em xeque um duelo em particular de dois dos melhores treinadores do futebol brasileiro, Tite pelo Corinthians e Muricy Ramalho pelo São Paulo.
Em entrevista um dia antes do jogo (terça-feira 17/02), Alan Kardec atacante do São Paulo, disse que o maior perigo para os tricolores estaria no banco de reservas do Corinthians, o técnico Tite. Não estava tão errado assim, pois o que se viu durante todo o jogo foi que o técnico alvinegro realmente armou um esquema, em que o time são-paulino não conseguiu em todos os 90 minutos de jogo, nem se quer um chute perigoso contra o goleiro Cássio do Corinthians.

Já Muricy Ramalho armou sua equipe com três volantes e tirou sua principal arma ofensiva, Michel Bastos, do meio campo e o colocou como lateral-esquerdo. Resultado um São Paulo apático, sem criatividade e muito previsível em campo. O Tricolor até teve mais posse de bola, posse essa inútil e sem força ofensiva.
Tite que saiu do Corinthians em Dezembro de 2013, foi estudar  esperando uma chance para ser o treinador da Seleção Brasileira. Oportunidade essa que não veio, e o que Tite fez? Foi estudar mais um pouco, fechando assim 2014 como um ano sabático.
O hoje (de novo) técnico do Corinthians, passou o último ano estudando com grandes treinadores do futebol mundial.  Nomes como Carlos Bianchi tetra-campeão da Libertadores, Pep Guardiola bicampeão da Champions League, o tricampeão europeu Carlos Anccelotti e até estudou com o atual técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone que segundo o próprio comandante alvinegro, tem a equipe de melhor marcação do futebol mundial na atualidade.
Tudo isso lançado em teoria durante mais de 12 meses de estudos, estava na hora de colocar em prática. e Tite assim o fez.  Em seu retorno ao Corinthians, mudando o esquema tático e principalmente utilizando o que de melhor poderia em cada jogador de seu elenco, mostrando o que de melhor aprendeu com cada um desses nomes.
Ele mesmo disse em entrevista ao canal Sportv no começo de 2015 que Ancelotti gosta de um futebol de bom aproveitamento em finalizações e muita concentração. Bianchi dizia sempre que  concentração máxima e muita gana em cada disputa de bola fazia a diferença em grandes jogos. Já Pep Guardiola gosta do jogo bonito, de bom toque de bola, muita triangulação e Simeone não permite que seu time toque a bola  com frequência na defesa e prioriza o abafa ao rival no campo de ataque com  muitos desarmes de bola e sempre em cima do erro adversário.
Claro que ainda é sedo pra se falar, porém são raros os profissionais brasileiros tratando-se de treinadores de futebol que saem do Brasil, de uma área de conforto para se aperfeiçoar.
Por isso que muito da vitória de ontem deve-se a Tite cada lance, gol e jogada do Corinthians foi um pouco de cada quesito que ele insiste que o seu time melhore joga após jogo e ainda o que sobrou ao Corinthians faltou e muito ao São Paulo: intensidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário